segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Resenha: Um dia - David Nicholls


Sinopse: Um Dia - Vinte anos, duas pessoas, um dia. - David Nicholls - 416 páginas - Intrínseca

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.

Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.

Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Resenha: Dois jovens que se conheceram na formatura da faculdade mantém um amizade por vários anos. A cada capítulo é narrado o 15 de julho dos dois. Emma Morley é uma personagem muito cativante: inteligente e bonita, mas humilde. Dexter é bem diferente dela, o popular gostosão e desejado. Só que a afinidade entre os dois dica bem clara em seus diálogos sinceros, reflexivos e implicantes. Uma amizade linda de se ler. Depois da noite em que se tornaram próximos seguem suas vidas em rumos diferentes, sem perder contato. Ele viaja pelo mundo e tenta carreira de professor, enquanto ela trabalha em um restaurante mexicano.

Por carta ou telefone eles dividem suas considerações sobre os rumos das próprias vidas e aconselham um ao outro. Quando voltam a habitar a mesma cidade a diferença entre seus mundos persiste, porém não é forte o bastante para romper com o forte laço afetivo entre os dois. Dexter, sempre um tanto inconsequente se mostra mudado ,para pior, com atitudes que abalam a amizade com Emma.

Vivenciando seus relacionamentos amorosos descobrem mais sobre si mesmos e suas convicções. Veem muitas vezes suas expectativas e sonhos sendo deixados de lado como projetos inacabados ou mal sucedidos. Agradavelmente vemos que do abalo surge a reestruturação, onde tudo se encaixa no devido lugar e o quebra cabeça da fachada é finalmente montado. Um dos romances mais lindos que li. Uma leitura muito gostosa e agradável. Grande parte do livro senti que estava a um parágrafo de eles se beijarem e se declararem, mas valeu a pena esperar. Não é apenas sobre o casal. O livro é sobre a vida de duas pessoas; que tem família, amigos, sonhos e inseguranças; e não estritamente sobre o envolvimento amoroso delas, deixando a estória extremamente natural. Emocionante! Amei. SUPER RECOMENDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário